EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5713
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MISTURA DE CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR E RESÍDUOS DE PNEUS NA CONFECÇÃO DE CONCRETOS E PAVERS PARA PAVIMENTAÇÃO
Autor(es): ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
ARANCIBIA, Carlos Esdras Minikoski
MARTINS, Carlos Humberto
Abstract: Os processos produtivos de uma forma geral geram resíduos, e a forma adequada de manejo e reaproveitamento destes como matéria-prima vem sendo alvo de diversos estudos no meio acadêmico, abordando principalmente a reciclagem destes resíduos através da sua aplicação na construção civil. Esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade da utilização de dois resíduos largamente gerados em nossa região na confecção de concretos, em substituição da areia e sua utilização para fins de pavimentação, na forma de pavers, visando contribuir para diminuição do simples despejo destes resíduos na natureza, além de buscar formas econômicas e eficazes de sua reciclagem. Os dois resíduos utilizados foram: a cinza do bagaço de cana-de-açúcar e o resíduo de borracha proveniente de pneus. O trabalho estudou a resistência mecânica de corpos de prova de concreto. Foram realizados diversos ensaios de compressão para comparar a resistência mecânica dos corpos de prova moldados somente com a areia sendo o agregado miúdo, e os moldados com a substituição da areia por esses resíduos. Os resultados mostraram que a melhor substituição parcial de areia por CBC é de 25 % e a de resíduo de pneu é 5 %.
Palavras-chave: Cinza do bagaço de cana-de-açúcar
Pneus
Concretos
Reciclagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5713
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvia_paula_sossai_altoe2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)172.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.