01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5709
Tipo: TCC
Título: Implantação de metodologia - Programa 5S em uma metalúrgica do noroeste do Paraná
Autor(es): SANTOS, Gabriela Alves dos
Niquele, Thaisa Minson
Primeiro Orientador: ZENNI, Alessandro Severino Vallér
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso dedicado a implantação do programa 5S em uma empresa do ramo metalúrgico, com base em pesquisas bibliográficas e visitas técnicas. O intuito deste estudo é incentivar, instigar e conscientizar todos os envolvidos da empresa com o objetivo de atender as necessidades dos clientes, bem como as dos colaboradores e também dos fornecedores. Tem como pretensão entender a teoria do programa 5S e aplica-lo de uma forma minuciosa, para isto foi abordado vários conceitos de qualidade, oriundos de autores reconhecidos sobre o tema, e assim utilizando para agregar conhecimentos aos envolvidos e gerar importantes resultados, obtendo-se um plano de ação para auxiliar no processo de implantação. Todos os colaboradores foram treinados para identificar os problemas e definir as responsabilidades de cada um, delegando tarefas. A implantação foi um marco importante dentro da empresa, necessitando de dias de esforços sem precisar interromper o processo produtivo. Concluiu-se que os objetivos foram alcançados, apesar de algumas resistências encontradas durante a implantação, mas os resultados foram satisfatórios, garantindo um ambiente mais limpo e organizado, amenizando riscos de acidentes e doenças.
Palavras-chave: Qualidade
Programa 5S
Implantação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Santos, Gabriela Alves dos; Niquele, Thaisa Minson. Implantação de metodologia - Programa 5S em uma metalúrgica do noroeste. 2018. 43f. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Exatas Tecnológicas e Agrárias da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2018. do Paraná
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5709
Data do documento: 1-Dez-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSantos, Gabriela Alves dos;Niquele, Thaisa Minson3.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.