EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5704
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO BIPOLAR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Autor(es): MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
MARCONI, Bruna
Abstract: O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor tornando-se uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, no qual vem causando prejuízos frequentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. O objetivo desse trabalho foi caracterizar o TB em crianças e adolescentes em seu início, fatores desencadeantes e principais sintomas manifestos da referida patologia em crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão da literatura que trata da TB na infância e na adolescência, enfocando a problemática dos critérios diagnósticos. Tal como buscas em livros específicos sobre o Transtorno; manuais diagnósticos, como o Compêndio de Psiquiatria; utilizando como palavras-chave: Infância, Adolescência, Transtorno Bipolar. Especificou-se o período de publicação nos últimos cinco anos. O TB consiste então em um transtorno do humor cuja causa exata é desconhecida. Caracteriza-se por flutuações significativas entre mania e depressão, assim como por alterações nos padrões de sono, energia, atividade, atenção e impulsividade. Apesar de haver muitas variações entre os padrões de humor e sua gravidade, os pacientes normalmente passam por períodos de mania, hipomania ou hipomania disfórica e episódios de depressão maior. O primeiro episódio significativo normalmente é associado a picos de estresse e ocorre na faixa etária dos 8 anos, não havendo prevalência entre os gêneros. É um transtorno importante, muitas vezes de difícil diagnóstico, que, uma vez reconhecido deve ser tratado, que irá minorar o sofrimento de crianças e adolescentes.
Palavras-chave: Adolescência
Infância
Transtorno bipolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5704
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandra_cristina_catelan_mainardes.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)120.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.