EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5691
Tipo: Artigo
Título: INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA
Autor(es): CHINARELL, Juciane Tonon
VERONEZZ, Renata Cristina Casale
GRAVENA, Angela Andréia França
Abstract: A prática inadequada de dieta e de exercício físico estão sendo cada vez mais adotadas por homens e mulheres que apresentam distorção da imagem corporal. Este estudo teve por objetivo identificar a prevalência de insatisfação corporal e sintomatologia de anorexia nervosa entre frequentadores de academia. Consistiu em um estudo transversal realizado com 100 indivíduos adultos (20 a 59 anos de idade) de ambos os sexos, praticantes de atividade física em uma academia da cidade de Maringá, Estado do Paraná. Foram utilizados os questionários Body Shape Questionnare (BSQ) e EAT 26 para investigar a presença de distorção da imagem corpórea e sintomatologia de anorexia nervosa, respectivamente. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi utilizado para a avaliação antropométrica. A insatisfação corporal analisada pelo auto-escala do questionário BSQ permitiu identificar que 28,0% apresentaram distúrbio de imagem corporal. A análise do questionário EAT-26 mostrou que 7,0% dos entrevistados possuíram sintomatologia relacionada à anorexia nervosa. O resultado para insatisfação corporal evidenciou diferença significativa com maior prevalência do sexo feminino. O mesmo foi encontrado para sintomatologia de anorexia nervosa. Neste estudo identificou-se uma correlação positiva entre a presença de sintomatologia anoréxica e distorção da imagem corpórea, sendo que 85,7% dos sujeitos com sintomatologia apresentaram distorção. Conclui-se que os resultados mostraram uma baixa prevalência de insatisfação corporal e sintomatologia de anorexia nervosa, porém houve uma correlação significativa entre distorção corporal e sintomatologia de anoréxica.
Palavras-chave: Anorexia nervosa
Atividade física
Imagem corporal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5691
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_cristina_casale_veronezzi.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)153.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.