EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5690
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO ENTRE A SEMEADURA CONVENCIONAL E EM GRUPOS E DE DOSES CRESCENTES DE POTÁSSIO EM COBERTURA SOBRE A PRODUTIVIDADE DA SOJA
Autor(es): SCHMIDT FILHO, Edison
CARMINATT, Jacqueline
MAUAD, José Miguel
MORTARI NETTO, Reinaldo
FIGUEIREDO, Rodolfo
Abstract: O gerenciamento eficiente e o uso de tecnologias visando reduzir custos e aumentar a produtividade têm especial importância para os produtores de soja, principalmente num mercado globalizado e competitivo. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de dois sistemas de cultivo da cultura da soja, mais especificamente sobre a semeadura pelo sistema tradicional em linha e uma alternativa inovadora de semeadura em grupos a partir de uma adaptação mecânica em uma semeadora convencional. O experimento foi instalado concomitantemente semeando-se a cultura da soja com o uso de uma semeadora tradicional de 8 linhas sendo 4 com o mecanismo dosador de sementes convencional e 4 com o sistema dosador de sementes modificado para distribuição em grupos de 3 a 4 sementes. Todos os tratos culturais foram idênticos para os dois sistemas de semeadura, com a mesma quantidade de fertilizante para ambos os casos. O delineamento adotado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 3 com quatro repetições. Determinou-se o número de legumes férteis com 1, 2 e 3 sementes de cada linha e assim estimar a prudutividade de cada planta nas subparcelas. Os dados foram testados para a normalidade e homogeneidade, e analisados por meio de analise variância e posteriormente teste de Tukey com 5% (0,05) de erro. Os tratamentos com a semeadura em grupos tiveram significativamente maior produtividade em comparação com a convencional.
Palavras-chave: Soja
Produtividade
Sistema de plantio
Semeadora
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5690
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reinaldo_mortari_netto.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)106.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.