EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5689
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE LESÕES DE DOENÇAS DO TRATO RESPIRATÓRIO DE SUÍNOS AO ABATE
Autor(es): GOULARTE, Rayara Roberta de Souza
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
Abstract: As doenças respiratórias que mais acometem os suínos são a rinite atrófica, a pneumoniaenzoótica e a pleuropneumonia. A rinite atrófica tem evolução progressiva e crônica, caracterizada por atrofia dos cornetos nasais, desvio do septo nasal e deformidade do focinho. A pneumonia enzóotica é causada pela bactéria fastidiosa Mycoplasma hyopneumoniae, a elevada prevalência é o fato de que ela pré-dispõe os suínos à patógenos oportunistas. A pleuropneumonia é uma doença bacteriana , causada por Actinobacillus pleuropneumoniae, ela pode apresentar tanto manifestações clínicas severas, como se tornar crônica e subclínica na maioria dos rebanhos. O presente projeto tem como objetivo verificar a ocorrência de rinite atrófica, pneumonia enzoótica e pleuropneumonia em suínos abatidos na região do noroeste de Paraná. A avaliação das conchas nasais serão feitas por inspeção visual, classificando-se como normais, pequeno desvio da normalidade, atrofia definida e atrofia grave ou completa. Serão avaliadas também lesões necróticas dos pulmões e áreas de consolidação pulmonar. Espera-se desse projeto, verificar quais dessas doenças têm maior prevalência nos frigoríficos da região noroeste e identificar quais prejuísos econômicos essas patologias provocam.
Palavras-chave: Pleuropneumonia
Pneumonia enzoótica
Rinite atrófica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5689
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rayara_roberta_de_souza_goularte1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)100.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.