EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5681
Tipo: Artigo
Título: CORUJAS: VERDADES E MITOS. UMA ANÁLISE DAS CRENDICES POPULARES ENVOLVENDO AS CORUJAS
Autor(es): ESCLARSKI, Priscilla
MENQ, Willian
GARUTTI, Selson
Abstract: As corujas, mochos e caburés formam um grupo de aves com padrões bastante característicos de comportamento, morfologia e anatomia. São aves da Ordem Strigiformes e possuem representantes por quase todos os continentes. Devido aos hábitos noturnos e vocalizações típicas, estas aves têm sido associadas à má sorte, sinais de infortúnio e criaturas de mau agouro. Infelizmente, essas crendices populares podem ser prejudiciais as corujas, já que incentivam a caça e perseguição contra essas aves. Este estudo objetivou analisar as lendas, mitos e crendices populares existentes, tanto brasileiras quanto estrangeiras que fizessem referência às corujas. Como resultado, verificou-se que grande parte das superstições são prejudiciais aos Strigiformes e o desconhecimento sobre essas aves contribui fortemente para a o abate e perseguição. Dessa forma, a educação ambiental torna-se essencial para eliminar as informações errôneas e prejudiciais contra as corujas.
Palavras-chave: Conservação
Etnoornitologia
Lendas
Strigiformes
Superstições
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5681
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscilla_esclarski_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)118.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.