01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/567
Tipo: Dissertação
Título: O funcionamento dos sistemas de rede de atenção à saúde do Município de Penápolis - SP, na perspectiva dos profissionais de enfermagem
Autor(es): MARQUES, Ulisses Bueno Junior
Primeiro Orientador: VELHO, Ana Paula Machado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BENNERMANN, Rose Mari
Resumo: A proposta deste trabalho é conhecer o funcionamento das RAS – Redes de Atenção a Saúde do Município de Penápolis/SP, de acordo com a perspectiva dos profissionais de enfermagem que fazem parte das unidades de atendimento. As RAS serão classificadas a partir do protocolo proposto por Mendes, que se fundamenta com a identificação dos princípios que norteiam o SUS (Sistema Único de Saúde) e as Redes de Atenção à Saúde nas unidades, por se acreditar que para um bom andamento e operacionalização destas redes é fundamental a presença e a boa operalização destes princípios. Trata-se de um estudo de campo quantitativo. Foi encaminhado por meio de instrumento estruturado (questionário), composto por questões que avaliaram o conhecimento destes profissionais sobre suas unidades em duas dimensões (1-População e 2-Atenção Primária a Saúde – APS). Estas questões receberam pontuações que variam de 0 a 3 pontos cada. Responderam os questionários trinta e oito profissionais que trabalham e que estão presentes em vários setores destas unidades. Após a aplicação do questionário, somaram-se os pontos totais alcançados pelos profissionais de cada unidade, buscando fazer a classificação destas unidades. Estes valores alcançados permitem classificá-las em: fragmentadas, incipientes, avançadas e integradas para atuarem como rede. A avaliação individual final de cada unidade apresentou resultados na sua maioria muito bons, com exceção das UBS do Jardim Tropical e Silvia Covas, que a soma de suas notas, classificou as unidades como fragmentadas e incipientes para atuarem como rede de atenção. Já a avaliação das outras UBS e Macros mostraram um resultado satisfatório, classificando-as como avançadas e integralizadas para atuarem como rede de atenção. Assim fica claro não são estes princípios, os motivos das reclamações feitas pela comunidade, e que as RAS do município utilizam os conceitos de rede como norteadores de seus programas e atividades. Quando se buscou um aprofundamento destas informações (formada pela seleção dos escores zero e um) foi possível a identificação também de áreas críticas no desempenho das unidades, como a menor percepção destes profissionais, no que se refere à dimensão II ou componente APS.
Palavras-chave: Redes de atenção à saúde
SUS
UBS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/567
Data do documento: 5-Mai-2015
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ULISSES BUENO MARQUES JUNIOR.pdfDissertação245.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.