EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5664
Tipo: Artigo
Título: USO DE IMAGEM DIGITAL PARA DETERMINAÇÃO DA TAXA DE TRANSPIRAÇÃO DO CAFEEIRO
Autor(es): JOSÉ, Jefferson Vieira
ALMEIDA, Edson Luiz Diogo de
PICOLI JUNIOR, Gilmar José
SOARES, Daniel
BORGES, Tiago Fernando
RAMARI, Thais de Oliveira Iácono
CASTRO, Rosana Miranda de
BERTONHA, Altair
Abstract: Métodos de determinação da transpiração para reposição de água de irrigação para a cultura do café têm sido muito estudados, mas muitas vezes devido à necessidade de determinação do Índice de Área Foliar (IAF) por métodos destrutivos da planta não são assimilados e muito menos recomendados para o manejo da irrigação do cafeeiro. Favarin (2002) propôs algumas equações tentando relacionar o IAF com medidas simples de serem obtidas no campo como: área da seção inferior e diâmetro inferior. Através de equações de regressão linear estes parâmetros foram testados e muitos deles apresentaram significância. Para determinação da área foliar levou-se em consideração que a área da seção inferior do dossel é um círculo e assim com o uso de um tripé feito por canos de irrigação unidos entre si por arame e sustentando uma máquina fotográfica digital obteve a filmagem sobre a cultura e um segundo método com o auxilio de balões de festa suspensos por gás hélio para obtenção de um maior numero de ruas da cultura. As imagens foram tratadas pelo software SisCob 1.0 para determinação da área da seção inferior do dossel e determinação da área foliar da cultura. Os resultados obtidos mostram que imagens geradas pelo método do tripé foram mais nítidas e mais facilmente trabalhadas pelo software, apesar de sua baixa elevação. O software SiCob 1.0 pode ser usado para determinação da área foliar do cafeeiro com a utilização das equações propostas por Favarin, mas seria necessário o aprimoramento da técnica utilizada.
Palavras-chave: Evapotranspiração
Índice de área foliar
SisCob
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5664
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edson_luiz_diogo_almeida.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)214.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.