EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5662
Tipo: Artigo
Título: OS EFEITOS ALELOPÁTICOS DO EXTRATO DE PATA DE VACA (Bauhinia forticata BENTH) EM SEMENTES DE SOJA (Glycine max MERR)
Autor(es): ROGERIO, Ednilson Clayton
MARIANO, Willian Cesar
LIMBERGER, Danielly Cristina
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: Alelopatia é qualquer efeito direto ou indireto, danoso ou benéfico, que uma planta (incluindo microrganismos) exerce sobre a outra pela produção de compostos químicos liberados no ambiente. A maioria desses compostos provém do metabolismo secundário e estão simultaneamente relacionados a mecanismos de defesa das plantas contra ataques de microrganismos e insetos. A pata de vaca (Bauhinia forticata Benth) é uma planta que apresenta efeitos alelopáticos, influenciando no crescimento e desenvolvimento de outras plantas. Este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos de extratos aquosos de pata de vaca sobre o crescimento de raízes de soja (Glycine max (L.) Merr., cv. CD-224) obtidas comercialmente. Os extratos aquosos foram obtidos pela trituração de folhas frescas, e diluídos em água destilada para obtenção de diferentes concentrações (0, 1, 3 e 5%). As sementes de soja e o papel de germinação foram umidecidos com água destilada ou extrato aquoso de pata de vaca nas diferentes concentrações e mantidas em câmara incubadora por 3 dias, no escuro, a 25oC para germinação. Os dados foram analisados pelo teste de Dunnett. O extrato aquoso de pata de vaca reduziu, significativamente, o comprimento das raízes de soja nas concentrações de 3 e 5%. Não foram observados resultados consideráveis em relação à biomassa fresca em nenhuma das concentrações. E a biomassa seca aumentou, significativamente, apenas na maior concentração.
Palavras-chave: Alelopatia
Pata de vaca (Bauhinia forticata Benth)
Soja (Glycine max (L.) Merr)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5662
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ednilson_clayton_rogerio2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)124.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.