EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5661
Tipo: Artigo
Título: ALELOPATIA COM EXTRATO DE FALSO BOLDO (Plectranthus barbatus) EM MILHO (Zea mays L.)
Autor(es): ROGERIO, Ednilson Clayton
MARIANO, Willian Cesar
GRIGIO, Vivian Gisele
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: Os vegetais liberam no ambiente algumas substâncias para efeito benéfico ou danoso de outras espécies, essas substâncias são consideradas alelopáticas. O falso boldo (Plectranthus barbatus) é uma planta herbácea que apresenta tais efeitos alelopáticos, liberando substâncias inibidoras do crescimento e desenvolvimento de outras espécies. Neste trabalho foi analisado os efeitos de extratos aquosos de falso boldo sobre o crescimento de raízes de milho (Zea mays L.) variedade Balu 184, categoria S1 e safra 2006/2007, obtidas junto a Sementes BALU (Produtora e Comercial Agrícola Arapongas Ltda). Foram distribuídas entre folhas de papel germitest CEL-060 umedecidos com água destilada ou extrato aquoso de falso boldo nas diferentes concentrações (0, 1, 3 e 5%). As sementes de milho e o papel de germinação foram umedecidas com água destilada ou extrato aquoso de falso boldo nas diferentes concentrações e mantidas em câmara incubadora por 4 dias, no escuro, a 25oC para germinação. A significância da diferença entre os parâmetros foi obtida por meio do teste de Dunnett sendo P≤0,05 adotado como critério de significância. O extrato aquoso de falso boldo mostra inibição radicular do milho, havendo a diminuição do comprimento das raízes e concomitante aumento da biomassa fresca sem alteração da biomassa seca, podendo ser explicado por aumento visível do diâmetro das raízes, significativamente, nas concentrações de 3 e 5%.
Palavras-chave: Alelopatia
Falso boldo (Plectranthus barbatus)
Milho (Zea mays L.)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5661
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ednilson_clayton_rogerio.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)90.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.