EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5652
Tipo: Artigo
Título: CULTIVO DE Rosmarinus officinalis COM Achillea millefolium: RENDIMENTO DO ÓLEO ESSENCIAL E BIOMASSA
Autor(es): ZIROLDO, Débora Fernanda
ARASHIRO, Munique Polito
D’Oliveira, Pérsio Sandir
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Abstract: O alecrim (Rosmarinus officinalis) e a mil-folhas (Achillea millefolium) são plantas medicinais aromáticas, produtoras de óleo essencial utilizado na indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica. Este experimento teve por objetivo avaliar o efeito da consorciação entre as duas plantas medicinais em estudo, no rendimento de biomassa e óleo essencial. O cultivo das plantas foi realizado no Horto Didático de Plantas Medicinais do Cesumar, em triplicata, utilizando-se canteiros com 4,5 m2, com mil-folhas e alecrim separados e com a consorciação entre as duas plantas. A colheita das folhas de ambas as plantas foi realizada em Dezembro/2008 e a das flores de mil-folhas em Março/2009. Posteriormente foi realizada a pesagem da biomassa e a extração do óleo essencial pelo processo de destilação por arraste à vapor, com as folhas e flores secas. Os dados obtidos referentes à biomassa e rendimento do óleo essencial (p/p) foram analisados através do programa de computador SAEG (Sistema de Análises, Estatísticas e Genéticas), da Universidade Federal de Viçosa. Verificou-se maior rendimento do óleo essencial de alecrim e mil-folhas obtido do cultivo consorciado. Em relação à biomassa a consorciação influenciou positivamente o rendimento da mil-folhas quando comparada com o monocultivo, já o alecrim teve diminuição de biomassa quando cultivado em consorciação.
Palavras-chave: Achillea millefolium
Biomassa
Óleo essencial
Rosmarinus officinalis
Rendimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5652
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
debora_fernanda_ziroldo.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)91.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.