EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5588
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE PARASITAS DE CARÁTER ZOONÓTICO NO SOLO DE PRAÇAS PÚBLICAS E CANIS EM MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): PASTÓRIO, Camila
LIBERATI, Marcela Nunes
LEONARDO, Jussara Maria Leite
Abstract: Praças públicas e canis, contaminados por fezes, constituem uma importante via de transmissão de parasitas aos contactantes. Os ovos e/ou cistos que são lançados no ambiente, pelos animais, constituem fonte de infecção e esses ovos possuem grandes adaptações ao meio, podendo assim permanecer viáveis por várias semanas. O homem pode ser contaminado tanto diretamente, tendo contato com o solo seguido à ingestão dos ovos, ou de forma indireta, através dos hospedeiros. O potencial zoonótico dos parasitas intestinais, representa riscos à saúde pública. O levantamento dos dados foi obtido através da análise das principais praças e canis de Maringá, por meio de exames coproparasitológicos pelo método de Willis-Mollay, Faust, Hoffmann, Gordon e Whitlock e método de Baermamn. Os resultados indicaram a presença de estágios infectantes de parasitas em 53,8% das praças amostradas e de 40% dos canis avaliados na cidade de Maringá, demonstrando assim a necessidade de se manter os animais em posse responsável e da everminação dos animais domiciliados.
Palavras-chave: Helmintos
Parasitos
Solos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5588
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_pastorio2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)108.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.