EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5583
Tipo: Artigo
Título: AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
Autor(es): ROSA, Camila de Moraes
BARROCA, Juliana Barbosa
TOLDO, Karine Franciele
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
Abstract: A amamentação envolve um conjunto de fatores como o desejo de amamentar, o preparo para esta prática, o bom estado emocional e psicológico da mãe, a sucção adequada do bebê, assim com o apoio e a orientação segura de um profissional da saúde. O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento materno sobre o posicionamento da dupla mãe/bebê durante a amamentação de bebês com síndrome de Down e sua relação com tempo de amamentação. Foram convidadas a participar da pesquisa 20 mães de crianças com Síndrome de Down, selecionadas de forma aleatória, sendo o fator de inclusão a faixa etária dos filhos pertencerem de zero a quatro anos de idade, no período da entrevista. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado, contendo 12 questões abertas e fechadas abordando os aspectos envolvidos no processo e no tempo de amamentação, bem como ilustrações de posturas para a amamentação. A análise dos dados foi descritiva e qualitativa. Os principais resultados demonstraram que as mães receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e sobre o posicionamento do bebê, porém sem direcionamento específico às características das crianças incluídas neste estudo. As posturas do binômio mãe/bebê apontadas pelas mães tinham em sua maioria um aspecto adequado e confortável e o período de aleitamento prevalente foi de até três meses. Concluiu-se que para o conhecimento do posicionamento da dupla mãe/bebê seja adequado, assim como o prolongamento do aleitamento se faz necessário uma atenção direcionada às especificidades que estão inseridas neste contexto.
Palavras-chave: Aleitamento
Binômio Mãe/Bebê
Posicionamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5583
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_moraes_rosa2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)107.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.