EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5552
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM UM NÚCLEO INTEGRADO DE SAÚDE DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): GRAVENA, Angela Andréia França
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
SALADO, Gersislei Antonia
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar e classificar o estado nutricional e verificar a presença de patologias, bem como realizar orientação nutricional voltado a indivíduos com excesso de peso. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, cujo delineamento foi um ensaio clínico. Fizeram parte desta pesquisa 23 participantes de um grupo que atende indivíduos com excesso de peso de uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Maringá, PR. Para avaliação do estado nutricional inicial foram mensurados o peso e a estatura. Estes dados foram utilizados para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para posterior classificação segundo valores estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (1997). Os indivíduos foram questionados sobre a presença de patologias e a prática de atividade física. Após realizou-se de forma individualizada, um trabalho de reeducação alimentar, visando orientar a população estudada sobre alimentação equilibrada. Foram avaliados 23 indivíduos, sendo 22 (95,6%) do sexo feminino. A média de idade encontrada foi de 42,6±10,3 anos. A análise do estado nutricional demonstrou que 60,9% dos indivíduos apresentaram pré-obesidade e 39,1% obesidade. Com relação às patologias, a hipertensão foi a mais freqüente, presente em 39,1% dos indivíduos, seguida da dislipidemia 13%, gastrite 8,4% e problemas ortopédicos, anemia e constipação, perfazendo 4,5%, respectivamente. A respeito da prática de atividade física 69,6% dos indivíduos relataram realizá-la, sendo que 37,5% praticavam atividade física três vezes na semana e 25% sete vezes na semana. Desta forma, após a análise individual de cada paciente, realizou-se orientação nutricional voltada a melhora do estado nutricional e clínico.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Estado nutricional
Obesidade
Orientação nutricional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5552
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_andreia_franca_gravena.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)193.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.