EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5547
Tipo: Artigo de Evento
Título: A DEPRESSÃO INFANTIL E A AUTO-EFICÁCIA: INFLUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
Autor(es): FERNANDES, Andréia Mara
MILANI, Rute Grossi
Abstract: A depressão pode afetar a vida das crianças, e, na atualidade, este assunto tem ganhado destaque visto as repercussões para a vida acadêmica delas. Objetiva-se identificar na literatura indexada artigos e livros científicos que abordam a relação existente entre a depressão infantil, o julgamento que a criança faz de sua auto-eficácia para realizar atividades e o rendimento escolar. Procedeu-se a seleção dos artigos junto às bases de dados: LILACS e Scielo, e de livros através de bibliotecas de universidades, no período de 1993 a 2008. Na análise dos estudos foi possível perceber que, em conseqüência da depressão infantil, pode ocorrer um comprometimento emocional, cognitivo e das funções sociais. Os principais sintomas podem ser dificuldades de concentração, sensação de inutilidade, sensação de culpabilidade excessiva, interesse ou prazer reduzidos, falta de expressão emocional, baixa na motivação, abatimento. A queda no rendimento escolar pode ser considerada um sintoma significativo deste transtorno. O mecanismo através do qual a depressão infantil afeta o rendimento escolar envolve um processo em que a crença de auto-eficácia da criança é prejudicada, ou seja, quando a criança está deprimida ela não consegue acreditar no próprio desempenho, tendendo a apresentar baixo rendimento acadêmico e a depressão pode ser agravada. O estudo mostra a necessidade de mais pesquisas empíricas que abordem o tema para que se aprofunde o conhecimento deste transtorno e de suas conseqüências para a vida da criança, a fim de que se possa oferecer um suporte psicológico mais adequado, bem como elaborar estratégias de prevenção.
Palavras-chave: Auto-eficácia
Depressão infantil
Rendimento escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5547
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andreia_mara_fernandes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)87.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.