EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5546
Tipo: Artigo de Evento
Título: A METODOLOGIA DO PERFIL CULTURAL APLICADO A UM LATOSSOLO VERMELHO FÉRRICO, NO MUNICÍPIO DE MARACAÍ - SP
Autor(es): BARREIROS, André Mateus
CORREA, Márcio Greyck Guimarães
NAKASHIMA, Marcelo Reis
NAKASHIMA, Paulo
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a aplicação do método do Perfil Cultural, desenvolvido na França na década de 60 do século passado (HÉNIN, GRAS e MONNIER, 1976) e posteriormente adaptado a solos tropicais (TAVARES FILHO et al., 1999), sob diferentes sistemas agrícolas (soja/milho,cana-de-açúcar e pastagem), buscando entender qual destes sistemas provoca as maiores degradações físicas a um LATOSSOLO VERMELHO Férrico, tendo como referência um solo sob mata nativa não alterado pelo manejo agrícola, caracterizando-se por estar em equilíbrio pedológico. A pesquisa foi realizada através da descrição morfológica dos perfis culturais, realizadas em campo através de trincheiras abertas no sentido do maquinário agrícola ou trilho dos animais, seguindo a proposta preconizada por Tavares Filho et al. (1999), que busca a descrição detalhada das características morfológicas do estado interno dos torrões de solo e seu modo de organização. O perfil sob o sistema soja/milho foi o que apresentou as maiores alterações físicas, possuindo a maior área de maciços compactos e em fase de compactação (C∆ e Cµ∆).
Palavras-chave: Compactação do solo
Perfil cultural
Uso e manejo do solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5546
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_mateus_barreiros.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)949.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.