EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5541
Tipo: Artigo de Evento
Título: A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA
Autor(es): LIMA, Andrea Kaliany da Costa
SILVA, Glêdson Kennedy da
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
QUEIROZ, Ana Karina dos Santos Souza
Abstract: O setor de recursos humanos apresenta uma prática contingencial e situacional sem, no entanto, esquecer que o foco principal são as pessoas, que devem ser vistas como parceiras, colaboradoras, fornecedoras de conhecimento, e detentoras de habilidades e capacidades. Novos desafios estão sempre surgindo para as organizações diante do paradigma da globalização, por isso as pessoas têm um papel importante a cumprir na promoção do sucesso desses empreendimentos. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo avaliar a atuação do setor de recursos humanos e sua colaboração no desenvolvimento das atividades da Iguana Factoring Fomento Mercantil Ltda.. Com isso conseguiu-se responder o seguinte problema: o setor de Recursos Humanos tem contribuído para a melhoria das atividades desenvolvidas na empresa Iguana Factoring? A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa-ação, pois visou-se definir e buscar soluções para os problemas organizacionais. A coleta de dados deu-se através da observação e por meio da aplicação de questionários. A pesquisa bibliográfica foi utilizada para a elaboração da fundamentação teórica. O universo da pesquisa foi a Iguana Factoring Fomento Mercantil Ltda. Utilizou-se uma amostra de 15 funcionários dos mais diversos setores existentes na organização. Apenas 13% dos entrevistados, responderam que consideram o RH da Iguana Factoring muito atuante. O RH deve assumir uma postura mais dinâmica dentro da empresa, mudando seu perfil de modo a colaborar para o desempenho desta e dos funcionários, evidenciando a sua real importância como parceiro da organização e auxiliando os funcionários, cada vez mais, na sua capacitação e desenvolvimento, como garantia da melhoria contínua dos serviços oferecidos.
Palavras-chave: Globalização
Gestão de pessoas
Administração de recursos humanos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5541
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andrea_kaliany_costa_lima3.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.