EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5530
Tipo: Artigo de Evento
Título: A CRUZ DE CRISTO: UMA ANÁLISE SOBRE A RELEVÂNCIA DA MENSAGEM DA CRUZ PARA A TEOLOGIA PAULINA DA CARTA AOS GÁLATAS
Autor(es): OLIVEIRA, Anderson dos Santos de
COSTA, Hermisten Maia Pereira da
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi analisar a relevância da mensagem da cruz para a teologia paulina da carta aos Gálatas. É fato que a cruz de Cristo é um tema central para o cristianismo. Entrementes, até a cruz adquirir uma concepção neotestamentária, demandou um longo processo. No Antigo Testamento, foi tida como símbolo de maldição e, no Império Romano, como instrumento vexatório. Porém, no Novo Testamento, ela se torna – mormente em Paulo – a glória do cristão. Isso se deve a obra que Cristo realizou na cruz, a saber, a salvação. Na carta aos Gálatas – que o apóstolo escreveu para igrejas que estavam sofrendo severas influências dos judaizantes legalistas, que menosprezavam a obra da cruz ao afirmarem que a guarda da lei também era necessária para a salvação – Paulo refletiu profundamente a respeito da mensagem da cruz. Assim, por meio de um criterioso diálogo com teóricos que tratam do tema, procurou-se fazer uma análise sobre a relevância da mensagem da cruz para o propósito que levou o apóstolo a escrever a carta aos Gálatas. Analisou-se, também, a importância dos pontos que Paulo elencou no que diz respeito à mensagem da cruz para a sua teologia na carta. Desse modo, pode-se asseverar que não havia outro modo de Paulo desalojar os falsos mestres da Galácia, a não ser pela via da mensagem da cruz. De fato, toda a proposta de salvação que não esteja centrada na cruz de Cristo, constitui-se num outro, ou melhor, num espúrio evangelho.
Palavras-chave: Cruz
Gálatas
Teologia Paulina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5530
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anderson_dos_santos_oliveira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)72.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.