01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/553
Tipo: Dissertação
Título: Análise da atuação do fisioterapeuta nas redes de atenção à saúde da região do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense – CISAMUSEP
Autor(es): KRINSKI, Gabriela Garcia
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias
Resumo: Desde a sua origem, a fisioterapia tem um caráter essencialmente curativo e reabilitador. O modelo de atenção à saúde no Brasil tem passado por um processo de profundas alterações, entre um modelo baseado na assistência hospitalar-curativa e um modelo com ênfase na atenção básicopreventiva. O objetivo desta pesquisa foi realizar estudo quanti e qualitativo sobre a atuação do fisioterapeuta nas Redes de Atenção à Saúde da região de atuação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense – CISAMUSEP, verificando e avaliando a quantidade de profissionais e entrevistando-os. A primeira etapa deste estudo foi quantitativa e as variáveis analisadas foram: quantidade de fisioterapeutas, quantidade de habitantes por município da regional, e a quantidade ideal de fisioterapeutas segundo a OMS. As entrevistas foram realizadas com 10 fisioterapeutas que atuam na Saúde Pública dentro do CISAMUSEP. A análise dos resultados mostrou o déficit de profissionais da fisioterapia na maioria dos municípios estudados, e, nas entrevistas alguns fisioterapeutas relataram problemas com a estrutura, listas de espera.
Palavras-chave: Fisioterapia
Saúde pública
Redes de atenção à saúde
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/553
Data do documento: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA GARCIA KRINSKI.pdfDissertação236.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.