01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA AMBIENTAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5517
Tipo: Artigo
Título: Utilização de imagens LANDSAT 8/)OLI para estimativa da concentração de sedimentos em suspensão do Rio Madeira
Autor(es): OLIVEIRA, Rodrigo Pereira de
Primeiro Orientador: CAMOLEZI, Bruno Aurélio
Abstract: Nos dias atuais, a utilização do sensoriamento remoto como ferramenta ao monitoramento ambiental vem se intensificando cada vez mais. A necessidade de adquirir informações de boa qualidade se torna viável a diversos estudos ambientais. Entre os variados monitoramentos possíveis, avaliar a Concentração de Sedimentos em Suspensão (CSS) à grandes rios estão sendo constantemente abordado, os rios Paraná, Madeira, Amazonas, entre outros, podem ser encontrados em diversas literaturas. A Agência Nacional de Águas - ANA é a entidade a nível federal responsável pelas estações sedimentométricas, tem objetivo por monitorar o fluxo de sedimentos dos principais rios brasileiros, tais estações demandam recursos operacionais e financeiros. O Institut Recherche pour Le Développement - IRD e a ANA com iniciação do Projeto MEG-HIBA, a partir de 2009 começaram a desenvolver estações virtuais sedimentométricas, tornando assim uma forma alternativa de obter os valores de sedimentos em suspensão. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma estimativa de concentração de sedimentos em suspensão do Rio Madeira, utilizando Sensoriamento Remoto em imagens orbitais adquiridas do satélite Landsat 8, aplicando a modelos matemáticos, com a finalidade de comparar os dados obtidos pelo estudo com valores já existente. Os resultados obtidos foram satisfatórios, permitindo estimar a CSS no espaço-temporal e caracterizando os períodos sazonais de maiores e menores concentrações de sedimento do Rio Madeira.
Palavras-chave: Concentração de Sedimentos em Suspensão
Estação Sedimentométrica
Sensoriamento Remoto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Oliveira, Rodrigo Pereira de. Utilização de imagens LANDSAT 8/)OLI para estimativa da concentração de sedimentos em suspensão do Rio Madeira. 26f. 2018. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNICESUMAR, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5517
Data do documento: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfOliveira, Rodrigo Pereira1.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.