EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5512
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITIMO OTSU PARA LIMIARIZAÇÃO DE CARTAS FORENSES
Autor(es): SARAMELA, Patrícia Mateus
MIOTTO, Aline Maria Malachini
Abstract: Atualmente, o processo de análise de manuscritos é realizado pela perícia através de métodos manuais (aparelhamento ótico) e/ou químicos. No entanto, a extração manual de características de manuscritos é tediosa e sujeita a erros (SHEIKHOLESMANI et al., 1996). Umas das alternativas para auxiliar os grafologistas a superarem estes problemas é a automatização de todo ou parte do processo de extração e análise das características. A manipulação de documentos manuscritos envolve um processo computacional extremamente complexo e que várias etapas compõem tal processo, a saber: captura, préprocessamento, segmentação, e reconhecimento. Neste trabalho foram estudadas técnicas para segmentação de imagens e como conseqüência desse estudo foi implementado o algoritmo OTSU que tem como objetivo binarizar imagens digitalizadas, ou seja, converter documentos com tons de cinza para preto e branco e assim torná-los melhor identificáveis por meio da eliminação de resíduos não relevantes na imagem digitalizada. Os resultados obtidos com tal implementação foram satisfatórios, uma vez que experimentos para validação de tal implementação foram realizados e as imagens resultantes apresentaram as características esperadas.
Palavras-chave: Segmentação de imagens
OTSU
Binarização de imagens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5512
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_mateus_saramela.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)412.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.