EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5511
Tipo: Artigo
Título: ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES PROMOVIDAS PELOS MÉTODOS DE ISOSTRETCHING E REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
Autor(es): KLEIN, Patrícia Fernanda
GUASTALA, Fabio Alexandre Moreschi
COLOSIO, Renata Cappellazzo
FACCI, Lígia Maria
Abstract: O objetivo deste estudo é avaliar e comparar as alterações cardiovasculares promovidas pelos métodos Isostretching e RPG em pacientes com lombalgia crônica. Foram selecionados catorze pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. A amostra foi randomizada em dois grupos: 1)Isostretching e 2)RPG, sendo o grupo 1 constituído por cinco indivíduos e o grupo 2 por nove. As posturas de RPG e Isostretching foram selecionadas de acordo com a avaliação postural de cada paciente. Foram mensuradas frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e saturação periférica de oxigênio (SpO2) em repouso e durante o exercício. Os pacientes foram acompanhados individualmente, durante 12 sessões de 45 minutos cada, com frequência de duas vezes por semana. Considerou-se estatisticamente significantes os valores de p<0,05, obtidos a partir do Teste T de Student. O tempo médio de queixa de dor lombar foi de 83,57 meses. No método Isostretching houve aumento significativo da FC durante o exercício em quatro das doze sessões de tratamento. Não houve significância estatística nas médias de FC do grupo 2. A pressão arterial aumentou de forma discreta em ambos os grupos, com significância na 5ª sessão do grupo 1 para a PAS (p = 0,03) e na 9ª sessão do grupo 2 para a PAD (p = 0,003). No entanto, após doze sessões de tratamento com o método RPG ocorreu diminuição da PAS em repouso (p = 0,02). A PAD não sofreu variação significativa com o método Isostretching.
Palavras-chave: Alterações cardiovasculares
Isostretching
RPG
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5511
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_fernanda_klein.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)148.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.