EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5491
Tipo: Artigo
Título: ENVELHECIMENTO ATIVO E AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Autor(es): CLEMENTE, Nathalia Berwaldt
RUI, Fabiana Locatelli
SILVA, Jéssica Hellen da
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: Segundo a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Segundo o censo de 1999, a população de 60 anos ou mais de idade configurava um contingente de 14,8 milhões de pessoas, que passou a 21,7 milhões em 2009, com previsão de chegar a 32 milhões de idosos em 2025. A nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos (IBGE, 2010). Entretanto, apesar desse crescimento, é grande a desinformação sobre a saúde do idoso e suas particularidades. A falta de informação pode levar as pessoas da terceira idade a contraírem as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), comprometendo sua saúde. Este assunto é bastante negligenciado e devido ao envelhecimento ativo da população, essas doenças tornam-se mais um desafio para a saúde pública. O objetivo deste trabalho é correlacionar as DSTs mais prevalentes através de exames laboratoriais de pacientes com 60 anos ou mais, realizados nos laboratórios particulares e privados na cidade de Maringá-PR para que possam ser planejadas orientações estratégicas para diminuir os fatores de riscos de DSTs e logo divulgar os resultados desta pesquisa junto à comunidade local, regional e nacional, por meio de publicações científicas sobre o assunto. Será realizado a análise de prontuários de exames laboratoriais de pesquisa de HIV, sífilis, gonorréia, clamídia, HPV e tricomoníase, entre o período de janeiro de 2005 a maio de 2011, em laboratórios clínicos particulares e públicos da cidade. Os dados obtidos de cada tipo de exame serão analisados separadamente, com relação ao resultado, idade, gênero, e correlacionados entre si. Na análise estatística serão descritas as freqüências das variáveis qualitativas nominais e será aplicado o teste não-paramétrico qui-quadrado (X2) para testar as freqüências observadas. Os dados serão analisados pelo programa informatizado SAS (SAS Institute Inc, versão 6.12). O resultado será considerado significativo se a probabilidade for < 5%. Nas variáveis que não possibilitarem análise estatística, será realizada apenas análise qualitativa. Como resultado desta pesquisa, espera-se obter informações relevantes referente às DSTs na população idosa, além de contribuir na implementação de políticas do envelhecimento ativo.
Palavras-chave: DST’S
Expectativa de vida
Idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5491
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathalia_berwaldt_clemente.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)105.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.