EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5486
Tipo: Artigo
Título: MÚLTIPLOS COLOBOMAS DE ÍRIS EM UM CÃO NA AUSÊNCIA DE CATARATA-RELATO DE CASO
Autor(es): SALEM, Najla Feres Mohamed
RUSSO, Cláudia
ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
Abstract: Os colobomas são defeitos congênitos causados por um defeito durante a embriogênise. Podem acometer qualquer estrutura ocular (íris, coroide, nervo óptico, pupila, pálpebras); as etiologias são bastante variadas, sendo a maioria de aparecimento isolado e sem doenças sistêmicas associadas). Podem ser unilaterais ou bilaterais, típicos ou atípicos. Colobomas típicos são os mais comuns e seriam aqueles de localização nasal inferior, causados por um defeito no fechamento da fissura fetal; colobomas atípicos são aqueles de localização diferente da nasal inferior e de causa ainda não esclarecida. Nos animais apresentam-se geralmente em combinação com a Síndrome de Van Waardenburg, microfitalmia ou catarata. Entre os diagnósticos diferenciais estão a atrofia de íris, que ocorre em animais idosos, de forma progressiva e não apresenta deformidade da pupila. Se não estiver associado à uma doença cujo prognóstico é ruim, o prognóstico do coloboma é favorável. Devido a escassez na literatura sobre o tema e visando alertar aos médicos veterinários da importância da realização de exames oftálmicos durante a consulta rotineira, com objetivo de detectar precocemente anomalias e doenças mais graves é que se relata o presente caso.
Palavras-chave: Coloboma
Iridocoloboma
Iridosquise
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5486
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
najla_feres_mohamed_salem1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)92.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.