EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5483
Tipo: Artigo
Título: DIVERSIDADE DE INSETOS BIOINDICADORES EM ÁREA DE CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE ARAPONGAS, PR
Autor(es): VIEIRA, Nahian Yara Coutinho
VIDOTTO, Francelise Lina
CARDOSO, Janayne Aparecida
SILVA, Camila Vieira da
SCHNEIDER, Larissa Carla Lauer
Abstract: Estudos sobre a diversidade e abundância dos insetos podem prover uma rica base de informações sobre o grau de integridade dos ambientes em que se encontram, auxiliando na conservação da biodiversidade, pois, constituem hoje o grupo animal que apresenta a maior diversidade de espécies. Com a conscientização dos malefícios trazidos pelo aumento do uso de agrotóxicos, outras maneiras de combater pragas agrícolas tem se destacado. A utilização de variedades geneticamente modificadas, contendo genes que expressem toxinas contra os insetos praga, tem aumentado expressivamente. O cultivo de milho geneticamente modificado (GM), com genes de Bacillus thuringiensis (milho Bt), tendo em vista o controle das brocas do milho, tem vindo a ser crescente, mas subsistem dúvidas sobre o seu efeito à fauna auxiliar. Com isso, se faz necessário o monitoramento para identificar possíveis riscos à biodiversidade daquele agrossistema, quando estas plantas são introduzidas. Neste contexto, com a evidente preocupação em relação às questões ambientais o presente trabalho teve como objetivo capturar e identificar, em nível de ordem, os insetos que estavam presentes em uma área de plantio de milho transgênico no município de Arapongas PR. As amostras foram coletadas através de 20 armadilhas confeccionadas com material descartável espalhadas por uma área de 100m2. As principais ordens encontradas foram Diptera, Coleoptera e Hymenoptera o que indica a presença de insetos preservadores do ambiente.
Palavras-chave: Biodiversidade
Plantas transgênicas
Bioindicadores
Insetos praga
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5483
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nahian_yara_coutinho_vieira_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)112.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.