EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5467
Tipo: Artigo
Título: SOMBREAMENTO DE PASTAGENS: SUA INFLUÊNCIA NA BOVINOCULTURA DE CORTE
Autor(es): OLIVEIRA, Marivaldo da Silva
FERREIRA, Solange Gomes Colhado
Abstract: A bovinocultura é um importante pilar da economia brasileira e mundial. Nosso país é um dos maiores exportadores de proteína animal o que denota sua alta capacidade de produção. Um sistema integrado de manejo das pastagens, sanidade e conforto térmico, permite obter melhores índices zootécnicos e consequentemente maior produção de carne além de maior ganho de peso e maior taxa de natalidade durante a criação. O sombreamento de pastagens demonstrou-se uma eficiente ferramenta para tais fins. Buscou-se evidenciar de maneira elucidativa por meio deste trabalho como a temperatura ambiente afeta a produtividade dos bovinos. Objetivou-se descrever informações, confrontar dados e elencar trabalhos publicados sobre a importância do sombreamento de pastagem na bovinocultura. De uma forma mais específica, este trabalho denota a influência do conforto térmico no comportamento, produção, reprodução e metabolismo de bovinos de corte criados a pasto. A partir da técnica de leitura e da seleção e resumo dos conteúdos de interesse que foram obtidos a partir de pesquisa em bases de dados, livros, web e trabalhos publicados, se tornou viável o confrontamento de informações para que se pudesse chegar a conclusões demonstráveis ao leitor. Como resposta, possibilitou-se correlacionar dados relevantes que vieram acrescer didaticamente o acervo de informações sobre o assunto que futuramente subsidiarão a comunidade acadêmica e científica com conclusões atualizadas e de origem sobre o tema abordado.
Palavras-chave: Bovinocultura
Comportamento
Pastagens
Produção
Sombreamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5467
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marivaldo_da_silva_oliveira2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)109.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.