EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5464
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE UMA SEMEADORA ADUBADORA SUBMETIDA AO DESEMPENHO AGRONÔMICO E MORFOLÓGICO NA CULTURA DA SOJA
Autor(es): SALVESTRO, Alexandre de Castro
GAVA, Ricardo
JOSÉ, Jefferson Vieira
Abstract: A projeção de uma cultura é realizada de acordo com o desenvolvimento da planta; dentre as várias fases encontradas em seu desenvolvimento a do plantio é a mais importante, portanto uma semeadora adubadora bem ajustada propicia uma boa produtividade e, os meios que conduzem o correto uso do implemento como consumo, velocidade e força de tração, são de grande eficácia para a realização da operação. Assim, o trabalho teve como objetivo, avaliar o conjunto de parâmetros fundamentais na operação da semeadora adubadora MTD3 da TATU, os quais foram divididos em dois grupos, o desempenho agronômico e morfológico. O desempenho agronômico da semeadora avaliou a capacidade de atendimento das recomendações fitotécnicas para implementação da cultura da soja evidenciando uma boa uniformidade da distribuição transversal de sementes com baixo coeficiente de variação das médias entre as linhas, para velocidades de 4,5 Km/h e 8,0 Km/h. A analise morfológica identificou os aspectos construtivos, de regulagem, manutenção e operação da semeadora os quais não constituíram limitações para seu bom desempenho.
Palavras-chave: Desempenho agronômico
Desempenho morfológico
Semeadora adubadora
MTD³
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5464
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandre_castro_salvestro3.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)94.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.