EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5462
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DO CENÁRIO DA PECUÁRIA LEITEIRA DE BOM SUCESSO
Autor(es): SALVESTRO, Alexandre de Castro
JOSÉ, Jefferson Vieira
GAVA, Ricardo
Abstract: A importância da pecuária leiteira na agricultura familiar do município de Bom Sucesso motivou a realização desta pesquisa com o objetivo de caracterizar e analisar esta atividade. A ameaça de implantação da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, que propõe melhoria da qualidade do leite em cima de investimentos como, por exemplo, na compra de tanque de expansão, preocupam técnicos e produtores responsáveis por esta atividade, muito embora, muitos produtores de leite ainda nem conheçam as novas normas. A otimização do processo motivou a realização desta pesquisa, para caracterizar e analisar alguns parâmetros tecno-produtivos da pecuária de leite em Bom Sucesso. A metodologia é baseada em um levantamento primário de dados realizados junto aos produtores rurais do município de Bom Sucesso. Como o objetivo central da pesquisa é aperfeiçoar a cadeia produtiva do leite, após a tabulação e análise dos dados levantados por meio do questionário, realizou-se entrevista com todos os produtores familiares, visando investigar, com maior profundidade, suas expectativas e os problemas/dificuldades. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam a importância da pecuária leiteira que representa fonte de renda para a agricultura familiar do município de Bom Sucesso. Ações mais específicas, voltadas a estes pequenos produtores, poderão contribuir muito mais para o desenvolvimento local, desde que haja um esforço das instituições públicas e privadas e da sociedade como um todo no sentido tanto de remover obstáculos, como de apoiar as iniciativas dos agricultores.
Palavras-chave: Pecuária leiteira
Leite
Subsídio familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5462
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandre_castro_salvestro2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)74.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.