EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5446
Tipo: Artigo
Título: FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL E IMPACTOS SOBRE A COMUNIDADE DE MORCEGOS (MAMMALIA, CHIROPTERA) DO PARQUE ESTADUAL VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO - FÊNIX, PR, BR
Autor(es): YOSHIMOTO, Mariana
ESCLARSK, Priscilla
ZANON, Cibele Maria Vianna
LUCIO, Léia Carolina
Abstract: A fragmentação florestal é caracterizada por um processo natural, mas nas últimas décadas foi se intensificando devido à ação humana, o que gerou muitos problemas ambientais, como a redução e isolamento de espécies vegetais e animais. Morcegos possuem importante papel como dispersores de sementes, polinizadores de diversas plantas, sendo vetores de aproximadamente 25% das sementes zoocóricas em florestas tropicais, além de serem controladores biológicos de insetos. O Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (PEVRES), localizado no município de Fênix, Paraná (23º53' 43”S, 51º57' 35”O) com 354 ha, caracterizado pela Floresta Estacional Semidecidual e delimitado por diferentes culturas agrícolas. Coletas mensais, utilizando seis redes neblina para a captura dos morcegos nas trilhas já existentes foram revisadas em intervalos de vinte minutos. O estudo visa contribuir com dados ecológicos básicos das espécies ocorrentes no PREVES dando continuidade aos relevantes estudos já realizados no parque, na tentativa de assegurar a proteção dos morcegos, onde atuam como dispersores, polinizadores e reguladores de populações de outros animais, além de apontar possíveis impactos sobre os quirópteros ocorrentes, sugerindo medidas de preservação na tentativa de conservar esse importante remanescente.
Palavras-chave: Fênix
Preservação
Quirópteros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5446
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_yoshimoto.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)145.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.