01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/541
Tipo: Dissertação
Título: Estado nutricional e qualidade de vida dos idosos hipertensos cadastrados no Hiperdia, no Município de Maringá - Paraná
Autor(es): MINCOFF, Raquel Cristina Luis
Primeiro Orientador: BENNERMANN, Rose Mari
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MARTINS, Mayra Costa
Resumo: O estudo teve como objetivo descrever e analisar as características sociodemográficas e estágios de pressão arterial associados ao estado nutricional de idosos hipertensos. Avaliar a qualidade de vida de idosos hipertensos do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos –Hiperdia de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Maringá, Paraná, Brasil, em 2013. O estudo foi transversal, com coleta de dados primários e secundários. O estado nutricional foi avaliado por meio do índice de massa corporal (IMC) e analisado, segundo características sociodemográficas e estágios de pressão arterial. A qualidade de vida foi avaliada por meio por meio do WHOQOL-bref- old. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste qui-quadrado e Anova. Foram avaliados 250 idosos (63,6% mulheres). A associação estatisticamente significativa foi verificada entre estado nutricional e sexo (p=0,008), grupo etário (p=0,05) e estagio de hipertensão ótima, normal e hipertensão 1. Os maiores escores de qualidade de vida, WHOQOL-bref, foram do domínio psicológico (3,50±0,366). No WHOQOL-old, o maior escore foi na faceta morte e morrer (15,51 ±3,2042). Observou-se que a maioria dos idosos apresentou boa qualidade de vida e relativo à satisfação com a saúde. Concluiu-se que os idosos assistidos pelo Hiperdia necessitam de constante reavaliação nutricional e dos níveis pressóricos pela equipe de saúde. Também que a modificação no estilo de vida contribui para a melhora da qualidade de vida.
Palavras-chave: IMC
Envelhecimento
Hipertensão
Diabetes
Estado de saúde
Nível de vida
Pressão arterial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/541
Data do documento: 20-Mar-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAQUEL CRISTINA LUIS MINCOFF.pdfDissertação818.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.