EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5399
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO RUÍDO AMBIENTAL: MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO NA AVENIDA COLOMBO EM MARINGÁ-PR.
Autor(es): OLIVEIRA, Laurence Damasceno de
GIANNINI, Camila Fernanda
GERMANO, Paulo José Moraes Monteiro e Teixera
SOARES, Paulo Fernando
Abstract: O presente trabalho mostra um panorama geral e uma analise do ruído ambiental em uma das principais vias da cidade de Maringá-PR, caracterizando o ruído de tráfego na avenida colombo. Foram feitas medições in loco com o aparelho medidor de nível de pressão sonora e em seguida calculados os índices estatísticos L10, L50 e L90 e o nível de intensidade sonora equivalente (Leq) para se obter o ruído de tráfego. Em seguida foram calculados os níveis de ruídos gerados pelos veículos (motos, carros e caminhões) durante o período estudado para verificar o ruído gerado pelos veículos pesados na sua presença e ausência. Comparou-se o resultado obtido com as normas que estabelecem os níveis de pressão sonora ideais para as zonas da cidade avaliada. Os resultados obtidos mostram que foram superiores aos estabelecidos no plano diretor da cidade e pela NBR-10151 ao qual foram sugeridas maneiras de atenuar o ruído de tráfego, visando proporcionar uma melhora no conforto ambiental para os moradores e comerciantes que vivem ao redor desta via.
Palavras-chave: Índices estatísticos (L90, L50, L10)
Nível equivalente sonoro (LEQ)
Ruído de tráfego
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5399
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laurence_damasceno_de_oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)115.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.