EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5398
Tipo: Artigo
Título: HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
Autor(es): SOUZA, Larissa Paula da Silva de
LIMA, Sara Leal de
GRAVENA, Angela Andréia França
Abstract: No Brasil o excesso de peso e obesidade entre adolescentes atinge níveis alarmantes. Os problemas nutricionais tornam-se cada vez mais preocupantes nessa faixa etária onde a nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento adequados. Este trabalho objetivou-se a caracterizar os hábitos alimentares e estado nutricional de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, com avaliação de 73 adolescentes de escola privada de Maringá-PR. Foi aplicado um Questionário de Frequência Alimentar contendo nomes de alimentos “saudáveis” e “não saudáveis” para análise do consumo em tercis (menor frequência, frequência intermediária e maior frequência). Os voluntários passaram por uma avaliação antropométrica para avaliação do estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC). Os resultados mostraram maior frequência do consumo de alimentos saudáveis e quando analisado isoladamente os não saudáveis, este foi consumido também em frequência elevada. As refeições mostraram-se com pouco fracionamento e verificou-se que a maioria dos adolescentes classificados em excesso de peso consome alimentos não saudáveis em maior frequência. A grande maioria dos adeptos a dietas foram do sexo feminino. Pela avaliação antropométrica verificou-se que a maioria dos adolescentes está com IMC adequado (64,4%), mas há um número grande de adolescentes com IMC em excesso (31,5%). Conclui-se que apesar dos resultados favoráveis à saúde estarem presentes, através do consumo de alimentos saudáveis, foi evidenciado também um elevado consumo de alimentos não saudáveis, assim, orientações devem ser realizadas para melhor qualidade de vida dos adolescentes.
Palavras-chave: Estado nutricional
Hábitos alimentares de adolescentes
Nutrição de grupos de risco
Nutrição na adolescência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5398
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_paula_da_silva_de_souza1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)229.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.