EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5396
Tipo: Artigo
Título: ESTADO NUTRICIONAL DE COLABORADORES DE REDE HOTELEIRA
Autor(es): SOUZA, Larissa Paula da Silva de
CAMARGO, Jordana Lara de Miranda
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
GRAVENA, Angela Andréia França
Abstract: Nas últimas décadas a sociedade tem vivenciado um processo de mudanças nos padrões alimentares e nutricionais, acarretando modificações no quadro de morbi-mortalidade. A desnutrição a obesidade, predispõem como fatores de risco à saúde. Este trabalho objetivou-se a avaliar o estado nutricional de colaboradores de uma rede hoteleira da cidade de Maringá, PR. Trata-se de um estudo analítico, exploratório de corte transversal, com 80 colaboradores de uma rede hoteleira de idade entre 20 a 59 anos. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, escolaridade, estado civil, renda e classe social, tempo de trabalho, peso, estatura, circunferência da cintura, índice de massa corporal (IMC). A avaliação do estado nutricional mostrou que 57,5% apresentavam pré-obesidade e obesidade segundo níveis críticos de IMC. O risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares esteve presente em 36,3% dos funcionários. Embora não significante observa-se que a obesidade e o risco para doenças cardiovasculares esteve presente em maior proporção nas mulheres. Esse resultado é importante, pois mostra a relação com os fatores de morbi-mortalidade nos dias atuais.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Déficit nutricional
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5396
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_paula_da_silva_de_souza2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)161.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.