01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA MECATRÔNICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5394
Tipo: Artigo
Título: Prototipagem e controle de uma mão biônica acionada por sinais mioelétricos, confeccionada por uma impressora 3D visando a acessibilidade de aquisição para amputados
Autor(es): PONTIM, Carlos Eduardo
Primeiro Orientador: UTIDA, Mariza Akiko
Abstract: O presente trabalho aborda o desenvolvimento de uma mão biônica de baixo custo, que tem por finalidade a restauração da qualidade de vida, melhora da autoestima e facilidade na aquisição, para pessoas que tiveram uma das mãos removidas, oriundas de doenças ou acidentes. A prótese foi desenvolvida para amputações transradiais, ou seja, abaixo do cotovelo, tendo toda sua metodologia de modelagem feita por softwares CAD, buscando trazer a estética e funcionalidade mais próxima de uma mão humana. No desenvolvimento da mão Biônica o foco foi a realização dos principais movimentos, de flexão e extensão dos dedos e o movimento de pinça, o qual é realizado com o dedo indicador e polegar. Para a prototipagem da prótese utilizou-se uma impressora 3D de construção própria e baixo custo, fazendo a confecção estrutural e peças mecânicas para movimentação. A Mão Biônica é controlada por sinal eletromiográfico de superfície (EMG-S), proveniente da contração muscular. Utilizando a plataforma de hardware Arduino UNO para o controle e uma pulseira captadora de sinais mioelétricos e reconhecimento de gestos conhecida como Myo Armband. Experimentalmente, foi possível comunicar o Myo Armband com o Arduino e fazendo que a mão realistasse os movimentos necessários e principalmente fácil de adaptação ao usuário.
Palavras-chave: Prótese
Impressora 3D
Modelagem
Prótese Mioelétrica
Mão Biônica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Pontim, Carlos Eduardo. Prototipagem e controle de uma mão biônica acionada por sinais mioelétricos, confeccionada por uma impressora 3D visando a acessibilidade de aquisição para amputados. 83f. 2019. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Unicesumar - Centro Universitário de Maringá, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5394
Data do documento: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECATRÔNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfPontim, Carlos Eduardo4.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.