01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5369
Tipo: Artigo
Título: Avaliação de Quarta Geração: Revisão Integrativa sobre sua Aplicalção na Pesquisa em Saúde.
Autor(es): ALVES, Ana Carolina Kuchpil de Souza
PILONETTO, Bruna
Primeiro Orientador: RISSARDO, Leidyani Karina
Abstract: O presente estudo objetivou identificar na produção científica existente, como vem sendo utilizado o referencial metodológico avaliação de quarta geração nas pesquisas em saúde. Trata-se de uma Revisão integrativa a partir de publicações levantadas nas bases de dados PUBMED, BDENF, LILACS e SCIELO, no período de 2005 a 2015. Utilizou-se a combinação dos descritores avaliação de quarta geração e avaliação qualitativa, em todos os idiomas, totalizando 27 estudos analisados. O processo de análise permitiu a construção de duas categorias temáticas: Potencialidades e desfechos da avaliação de quarta geração e Limitações da metodologia atreladas com estratégias no campo da pesquisa. Observou-se predomínio de estudos brasileiros na área de saúde mental e escassez de estudos internacionais. Aspectos positivos foram encontrados devido à escolha do referencial metodológico, principalmente no que se refere em dar voz aos grupos de interesses estudados. As publicações evidenciam a relevância do rigor metodológico a ser seguido quando se trabalha com a avaliação de quarta geração, uma vez que é necessário adotar os critérios estabelecidos pelos autores deste referencial.
Palavras-chave: Avaliação de quarta geração
Avaliação Qualitativa
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Alves, Ana Carolina Kuchpil de Souza; Pilonetto, Bruna. Avaliação de Quarta Geração: Revisão Integrativa sobre sua Aplicalção na Pesquisa em Saúde. 14f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5369
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso TCC.pdfAlves, Ana Carolina Kuchpil de Souza; Pilonetto, Bruna.279.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.