01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5363
Tipo: Artigo
Título: Idade Materna e Resultados Perinatais na Gestação de Alto Risco.
Autor(es): ALMEIDA, Bruna Bergamini Pereira de
MORALES, Júlia Delli Colli
Primeiro Orientador: ANTUNES, Marcos Benatti
Abstract: Objetivo: analisar a influência da idade materna com os desfechos perinatais em gestações de alto risco. Método: trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. O estudo foi composto por gestantes de alto risco atendidas de setembro de 2012 a setembro de 2017. A variável independente foi a idade materna e as variáveis dependentes foram aquelas relacionadas com o recém-nascido: baixo peso ao nascer (BPN) (< 2.500 g), prematuridade (idade gestacional < 37 semanas), baixo índice de Apgar no 1° e 5º minutos de vida (< 7), óbito fetal e óbito neonatal. Resultados: verificou-se que as adolescentes (≤19 anos) possuem chances maiores de terem filhos com BPN (p=0,008), baixo escore de Apgar no 1° minuto (<7) (p<0,001) e óbito neonatal (p=0,037). No grupo de gestantes ≥ 35 anos (gestação tardia) observa-se que estas possuem mais chances de terem filhos prematuros (p=0,019). Conclusão: Os resultados deste estudo apontaram que na gestação de alto risco a idade materna também é um fator que está associado aos desfechos perinatais desfavoráveis. O estudo identificou associação da prematuridade com a idade avançada na gestação e o BPN, baixo escore de Apgar no 1° minuto e óbito neonatal com a gestação na adolescência.
Palavras-chave: Idade Materna
Complicações na gravidez
Saúde materno-infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Almeida, Bruna Bergamini Pereira de; Morales, Júlia Delli Colli. Idade Materna e Resultados Perinatais na Gestação de Alto Risco. 10f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5363
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfAlmeida, Bruna Bergamini Pereira de; Morales, Júlia Delli Colli.369.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.