01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA ELÉTRICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5359
Tipo: Artigo
Título: Modelagem matemática de um quadrirrotor
Autor(es): CARVALHO, Mateus Filipe Tavares
Primeiro Orientador: ANDRADE,Thiago Marques de
Abstract: Os quadrirrotores são veículos aéreos não tripulados pertencentes à classe VTOL (Vertical Take-Offs and Landings), ou seja, são veículos aéreos controlados remotamente capazes de realizar pousos e decolagens na vertical. Geralmente, estes veículos são projetados na forma de uma cruz simétrica contendo motores elétricos localizados em cada uma de suas extremidades. Mesmo aqueles compostos de peças simples e de baixo custo resultam em uma estrutura com efeito giroscópio reduzido e boa manobrabilidade. Estas características tornam vantajoso o uso de quadrirrotores em tarefas de vigilância, buscas e salvamentos, bem como atividades agropecuárias, entre outras. Neste contexto, este trabalho propõe uma modelagem matemática que descreve a movimentação tridimensional de um drone. Para isso, foram adotados princípios físicos das equações de Newton para o movimento de translação, enquanto o movimento de rotação foi representado pelas equações de Euler.
Palavras-chave: Modelagem Matemática
Newton-Euler
Veículo Aéreo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Carvalho, Mateus Filipe Tavares. Modelagem matemática de um quadrirrotor. 24f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Engenharia Elétrica da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5359
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfCarvalho, Mateus Filipe Tavares766.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.