01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FARMÁCIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5352
Tipo: Artigo
Título: Qualidade das Prescrições Médicas do Setor de Clínica Médica do Hospital Público da Cidade de Maringá - Pr - Dra. Thelma Villanova Kasprowicz.
Autor(es): BARRETO, Izabella Garcia Battaglini
Primeiro Orientador: GOMES,Maurício Fábio
Abstract: Pacientes internados em hospitais são expostos a um maior risco de erros medicamentosos, devido ao seu quadro de enfermidade, ao grande número de medicamentos utilizados, à potencialidade de danos que estes podem causar e às equipes médica e de enfermagem sobrecarregadas. O setor de Clínica Médica do Hospital Municipal de Maringá-PR – Dra. Thelma Villanova Kasprowicz, apresenta 24 leitos que geram um grande volume de atendimentos, fazendo da rotina hospitalar um processo passível de erros de prescrição. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade das prescrições médicas deste setor. Trata-se de um estudo observacional, descritivo com um enfoque qualitativo desenvolvido no período de julho a agosto de 2019. O perfil dos pacientes elencados para o estudo apresenta caráter homogêneo, sendo que 52,63% eram do sexo masculino, e 47,36 % do sexo feminino, com uma média de idade de 61 anos. Esses pacientes ficaram internados por 7 (±4) dias e receberam em média 11 medicamentos prescritos, sendo que 3 destes, a prescrição foi realizada como “A critério Médico”. Das 114 prescrições analisadas os erros mais prevalentes foram: presença de rasuras (86,8%), prescrição por códigos (24,6%) e aprazamento das doses fora de alinhamento (21,1%). Diante do exposto, será possível organizar medidas corretivas/educativas e possibilitar a conscientização das equipes médica, de enfermagem e farmácia sobre a importância de um olhar mais crítico sobre a prescrição médica, seu correto atendimento e a prevenção de erros, sempre vislumbrando uma melhor qualidade na terapêutica do paciente.
Palavras-chave: Prescrições de medicamentos
Erros de Medicação
Assistência Farmacêutica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Barreto, Izabella Garcia Battaglini. Qualidade das Prescrições Médicas do Setor de Clínica Médica do Hospital Público da Cidade de Maringá - Pr - Dra. Thelma Villanova Kasprowicz. 20f. 2019.Artigo apresentado ao curso de graduação em Farmácia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5352
Data do documento: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:FARMÁCIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfBarreto, Izabella Garcia Battaglini.335.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.