01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5339
Tipo: TCC
Título: A importância da tomografia computadorizada na resolução de casos complexos – relato de caso
Autor(es): SILVEIRA, Maria Eduarda Honse
Primeiro Orientador: COSTA, Cássia Kely Favoretto
Abstract: A aplicação da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) no tratamento odontológico apresenta vantagens como praticidade do exame, alta definição da imagem e a possibilidade de visualizar as imagens tridimensionalmente.Considerando sua superioridade aos métodos radiográficos convencionais, o objetivo do presente estudo foi apresentar sua importância no planejamento de casos clínicos complexos. Paciente masculino, 27 anos, compareceu à Clínica Odontológica da UniCesumar com queixa de cálculo na região dos incisivos inferiores. Durante exame clínico observou-se a presença do dente 63. Ao exame radiográfico periapical foi confirmada a impactação do dente 23, o qual apresentava-se angulado mesialmente próximo às raízes dos incisivos e raiz completamente formada. Por isso, foi solicitada TCFC, pela qual pôde-se observar reabsorção externa do dente 22 pela presença do dente 23. O tratamento endodôntico do dente 22 foi iniciado com instrumentação manual e medicação intracanal com ultracall XS. Após 14 dias foi realizada a obturação do canal radicular com cimento MTA fillapex. O selamento coronário foi com cimento ionômero de vidro e resina composta. Para remoção do dente 23, realizou-se bloqueios dos nervos infraorbitário bilateral, nasopalatino e palatino maior bilateral; em seguida foi realizada incisão intra-sulcular do dente 15 ao 25 por palatino, descolado retalho total e visualizado um pequeno abaulamento ósseo na região do dente 22 e realizada odontosecção com broca 702. O dente 23 foi seccionado em 4 partes e removido com o extrator reto. Após a remoção do dente 23, a loja cirúrgica foi preenchida com hidroxiapatita e realizada sutura simples. Pode-se dizer que a TCFC fornece ao profissional da odontologia especificidade e alta sensibilidade para fins de diagnóstico mostrando ser um recurso excepcionalmente promissor e valioso.
Palavras-chave: Tomografia computadorizada
Endodontia
Dente impactado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silveira, Maria Eduarda Honse. A importância da tomografia computadorizada na resolução de casos complexos – relato de caso. 21f. 2019. Relato de caso apresentado ao Curso de Graduação em odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em odontologia, sob a orientação do Prof. Fausto Rodrigo Victorino, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5339
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilveira, Maria Eduarda Honse1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.