01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5334
Tipo: Artigo
Título: Resolução estética de hipoplasia de esmalte em dente anterior: uma alternativa conservadora
Autor(es): PIO, Nadine Micheleto
Primeiro Orientador: GIMENES, Régio Marcio Toesca
Abstract: Um sorriso agradável é fator importante nas relações interpessoais, levando pessoas a frequentemente procurar por tratamentos estéticos. Um grande desafio para o profissional é reabilitar a estética com procedimentos de menor dano, evitando a repetição de procedimentos restauradores, que levam a maior perda de estruturas dentais. Entre as alterações da superfície do esmalte que podem prejudicar o sorriso, estão as hipoplasias de esmalte, defeitos que ocorrem no tecido durante sua formação. Ela se manifesta de duas formas: hipoplasia propriamente dita, quando há alteração na aposição de matriz orgânica, e hipomineralização, relacionada a distúrbio na deposição mineral. A partir de relato de caso clínico, este trabalho aborda a situação de um paciente jovem, insatisfeito com o aspecto de seus incisivos superiores com hipoplasias por hipomineralização. Instituiu-se tratamento estético com associação de técnicas minimamente invasivas, incluindo clareamento dental, microabrasão e tratamento restaurador com tintas caracterizadoras de resina. Concluiu-se que, em muitos casos, é viável o tratamento estético conservador, apresentando resultados satisfatórios sem realização de procedimentos altamente invasivos, garantindo considerável integridade do tecido saudável do paciente.
Palavras-chave: Esmalte Dental
Resina Composta
Hipoplasia do Esmalte Dentário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Pio, Nadine Micheleto. Resolução estética de hipoplasia de esmalte em dente anterior: uma alternativa conservadora. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação do Prof.ª Dr.ª Cintia Gaio Murad, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5334
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfPio, Nadine Micheletto2.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.