01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5319
Tipo: TCC
Título: O Ativismo Digital por meio de Memes.
Autor(es): SILVA, Gabriel Amaral da
Primeiro Orientador: PIERANGELI, Caio Tikaraishi
Resumo: Esta pesquisa analisa como o meme pode ser utilizado como ferramenta de discurso político nas redes sociais de forma ativa no processo de conversão, ou até mesmo, de um despertar para política. Para isso utilizou-se o método analítico, tendo como categorias os elementos: discursivos, de função social e de repetição. Buscando em diferentes contextos conceituar a origem da palavra meme e a sua taxonomia para demonstrar as principais características dos memes, seu processo de codificação, bem como sua reprodução na web como instrumento de ativismo político. A análise demonstrou como os memes foram persuasivos na formação da opinião pública na eleição de 2018, e como colaboram na promoção de um candidato eleito por meio da internet.
Abstract: This research analysis the use of memes as a political discourse tool on social media, with active participation on the proccess of persuasion or even crowd awakening for politics. For this, the analytic method was employed, having as categories the following elements: discursive, social function and repetition. Seeking to conceptualize the social origin and taxonomy of the word meme in different scenarios in order to present the main features of the memes, it's codification process, as well as it's replication in Web as a political activism instrument. The analysis has shown how the memes were strongly effective at influencing public opinion in 2018's Brazilian elections, and how they collaborated for the promotion of a presidential candidate on the internet.
Palavras-chave: Memes
Eleições 2018
Ativismo digital
Política na internet
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Gabriel Amaral da. O Ativismo Digital por meio de Memes. 60f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá.2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5319
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Gabriel Amaral da.1.98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.