01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5315
Tipo: TCC
Título: Avaliação de saúde bucal em pacientes com necessidades especiais da ASSOCIAÇÃO NORTE PARANAENSE DE REABILITAÇÃO (ANPR) – MARINGÁ, PR.
Autor(es): MELO, Nathalia Aparecida Gazetta de
Primeiro Orientador: GOMES, Cristiane Faccio
Abstract: A Convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência considera “pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. No Brasil de acordo com o censo demográfico do IBGE em 2010, cerca de 45,6 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência. Este estudo transversal tem por objetivo avaliar as condições de saúde bucal dos alunos da ANPR, por meio de avaliação clínica realizada por um examinador calibrado e obter ações de motivação/prevenção com medidas de higiene bucal. De um total de 267 alunos, 175 alunos fizeram parte da amostra avaliada. Foram utilizados os índices ceo-d, CPO-D e o IHOS e evidenciador com corante a base de fucsina para quantificar o índice de placa de Green & Vermillion (IHOS). Observou-se que em 78% dos pacientes não apresentaram nenhuma lesão cariosa cavitada. Em 17% apresentaram algum tipo de alteração periodontal e em 28% apresentaram IHOS bom na avaliação de biofilme dentário. Pôde-se concluir a necessidade da inclusão do cirurgião dentista no atendimento multidisciplinar da pessoa com deficiência.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência
Higiene Bucal
Saúde Bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Melo, Nathalia Aparecida Gazetta de. Avaliação de saúde bucal em pacientes com necessidades especiais da Associação Norte Paranaense de Reabilitação(ANPR) – Maringá, PR. 17f. 2019. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de graduação em odontologia da Unicesumar – Centro Universitário de Maringá, como requisito para o recebimento do Bacharel em Odontologia. Professor Orientador: Maria Gisette Arias, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5315
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMelo, Nathalia Aparecida Gazetta de382.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.