01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5307
Tipo: Artigo
Título: Análise do efeito clareador e da sensibilidade dental de uma técnica de clareamento caseiro com início progressivo
Autor(es): LIMA, Beatriz Paula de
OLIVEIRA, Geovana Scaldelai
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: Considerando que 14% dos pacientes que iniciam o clareamento dentário não dão continuidade ao tratamento devido à sensibilidade, o objetivo do presente estudo clínico randomizado foi investigar se o uso de uma técnica de clareamento caseiro, com início progressivo, reduz a presença de sensibilidade dentária e/ou modifica o efeito clareador do tratamento. O clareamento foi realizado com moldeira individualizada e peróxido de carbamida 10% (PC10). Vinte e oito pacientes foram divididos em 2 grupos (n = 14): grupo controle (GC), no qual o clareamento foi realizado pela técnica convencional, com o uso do PC10 por 8 horas ao dia, durante 28 dias consecutivos; e grupo progressivo (GP), em que o PC10 foi utilizado por ½ hora no 1º dia, 1 hora no 2º dia, 2 horas no 3º dia, 3 horas no 4º dia , 4 horas no 5º dia e 8 horas do 6º ao 28º dia de tratamento. A sensibilidade foi mensurada por meio de um questionário objetivo, e a coloração avaliada com um espectrofotômetro digital pela codificação de cor CIE/Lab, pelo cálculo do ΔE. As variáveis cor e sensibilidade foram medidas no momento inicial (T0), após 2 (T1) e 4 (T2) semanas de tratamento, e após 1 (T3) e 6 (T4) meses do final do tratamento, por meio dos testes Qui quadrado e Mann-Whitney, respectivamente. Como resultado, a presença de sensibilidade demonstrou ser significantemente menor apenas no GP em T1 (0.029). Quanto ao efeito clareador, os valores de ΔE foram significantemente diferentes quando o T1 foi comparado ao T2, tanto para GC (p = 0.012) quanto para GP (p = 0.000). Contudo, não houve diferença estatística quando GC foi comparado ao GP nos intervalos de tempo avaliados T1 (p = 0.696), T2 (p = 0.280), T3 (p = 0.325) e T4 (p = 0.267). Conclui-se que a técnica de clareamento caseira, com início progressivo, é uma estratégia eficaz por reduzir a sensibilidade dentária dos pacientes durante as duas primeiras semanas de clareamento e proporcionar um efeito clareador semelhante ao obtido pela técnica convencional.
Palavras-chave: Clareamento Dental/ Tooth Bleaching
Cor/Color
Sensibilidade da Dentina/Dentin Sensitivity
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Lima, Beatriz Paula; Geovana Scaldelai. Análise do efeito clareador e da sensibilidade dental de uma técnica de clareamento caseiro com início progressivo. 16f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel(a) em Odontologia, sob a orientação da Profª Drª. Cintia Gaio Murad, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5307
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfLima, Beatriz Paula; Oliveira, Geovana Scaldelai254.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.