01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5287
Tipo: Artigo
Título: A eficácia da toxina botulínica tipo - A associada à fisioterapia na marcha equina em crianças com paralisia cerebral - uma revisão sistemática
Autor(es): AVELAR, Lucas Vinícius dos Santos
HIJAZI, Saadina Fernandes
Primeiro Orientador: NONINO, Fabiana
Abstract: A paralisia cerebral é uma encefalopatia crônica da infância originada de uma lesão que pode ocorrer em períodos pré-natais, perinatais e pós-natais. Ela se classifica quanto a sua localização, alteração motora e tônica. A espasticidade é uma alteração tônica que leva a alteração motora, como o pé equino, no qual o paciente adquire o padrão de flexão plantar excessiva e fica incapacitado de realizar dorsiflexão. Este padrão não permite contato calcanhar solo trazendo deformidades, levando a marcha equina. Os tratamentos mais eficazes para a espasticidade são a toxina botulínica tipo A e a fisioterapia, quando associadas, trazem melhores resultados. Objetivo: Analisar a eficácia da toxina botulínica tipo-A associada ao tratamento fisioterapêutico na marcha equina. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos científicos, sendo utilizadas as bases de dados eletrônicas SCIELO, PUBMED, COCHRANE, GOOGLE ACADÊMICO e PEDRO, tendo como onde no período de 2004 a 2019, sendo selecionados 19 artigos para o estudo. Resultados: Foram incluídos seis artigos, no qual todos mostraram eficácia da toxina botulínica tipo A com a fisioterapia, na melhora da função motora em crianças com PC. Conclusão: Conclui-se que um tratamento fisioterapêutico associado à aplicação da toxina botulínica influenciou positivamente no desempenho da função motora de uma criança com PC.
Palavras-chave: Fisioterapia
Toxinas Botulínicas do Tipo A.
Paralisia Cerebral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Hijazi, Saadina Fernandes; Avelar, Lucas Vinícius dos Santos. A eficácia da toxina botulínica tipo - A associada à fisioterapia na marcha equina em crianças com paralisia cerebral - uma revisão sistemática. 25f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5287
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfHijazi, Saadina Fernandes; Avelar, Lucas Vinícius dos Santos378.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.