01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5285
Tipo: Artigo
Título: Influência do nível socioeconômico e ambiental em crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática
Autor(es): SARAIVA, Bruna Balbino
MOREIRA, Giovanna de Lima
Primeiro Orientador: NONINO, Fabiana
Abstract: A paralisia cerebral (PC) é um transtorno que afeta a postura e o movimento, resultante de distúrbios com localização única ou múltipla no cérebro imaturo. As alterações são neuromusculares como: variações de tônus muscular, persistência de reflexos primitivos, rigidez, espasticidade, entre outros. Tais alterações geralmente se manifestam com padrões específicos de postura e de movimentos que podem comprometer o desempenho funcional dessas crianças. Cuidar dessas crianças exige ações complexas e de longo prazo, pois a maioria possui múltiplas doenças crônicas e requerem cuidados diferenciados de acordo com o seu desenvolvimento, o baixo nível socioeconômico pode aumentar a vulnerabilidade biológica da criança, induzindo a resultados desfavoráveis no desenvolvimento. O objetivo foi verificar se as condições socioeconômicas e ambientais influenciam no desenvolvimento motor de crianças com paralisia cerebral. Será realizada uma revisão bibliográfica de forma qualitativa e descritiva, utilizando como fonte de pesquisas SciELO (Scientific Eletronic Library Online), jornal de pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o portal de revistas da Universidade de São Paulo (USP), além de MEDLINE, PUBMeD E LILACS. Este estudo aponta que pacientes que possuem condições socioeconômicas mais altas apresentam melhores respostas quanto ao prognóstico da doença pela facilidade de acesso às informações
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Desenvolvimento socioeconômico
Responsável
Disparidade socioeconômica
Influências financeiras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Saraiva, Bruna Balbino; Moreira, Giovanna de Lima. Influência do nível socioeconômico e ambiental em crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática. 22f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5285
Data do documento: 18-Out-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSaraiva, Bruna Balbino; Moreira, Giovanna de Lima522.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.