01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5276
Tipo: Artigo
Título: Gerenciamento dos resíduos da construção civil no Município de Maringá - PR
Autor(es): LIMA, Bruna Pietroski de
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Natália Ueda
Abstract: O setor da construção civil é um dos maiores responsáveis pela geração de resíduos sólidos no país. Esses resíduos provocam grandes impactos socioeconômicos, sanitários e ambientais, favorecendo a proliferação de vetores, poluição e muitas vezes, contaminação do solo e recursos hídricos. O objetivo do presente trabalho foi realizar um diagnóstico da e gerenciamento dos resíduos da construção civil (RCC) em Maringá, através de entrevistas semiestruturadas realizadas em empresas coletoras de RCC a fim de obter uma visão mais ampla tanto do ponto de vista das empresas privadas, quanto do setor público. Para solucionar a problemática causada pelo RCC, deve-se realizar um diagnóstico sobre a e gerenciamento desses resíduos. A implantação dessa gestão é de suma importância para o município, assim como a conscientização da população quanto a geração e destinação ambientalmente adequada. Após a análise dos dados obtidos nas entrevistas pode-se concluir que o município não desenvolve ações que estimulem a e gerenciamento mais sustentável e as informações sobre a deposição final desses resíduos é escassa, dificultando a elaboração de um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil que atenda às necessidades de redução dos impactos ambientais gerados no município.
Palavras-chave: Agentes geradores de resíduos
Desenvolvimento sustentável
Geração de resíduos sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Lima, Bruna Pietroski de. Gerenciamento dos resíduos da construção civil no Município de Maringá - PR. 21f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5276
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfLima, Bruna Pietroski de933.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.