01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA AMBIENTAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5260
Tipo: Artigo
Título: Reaproveitamento energético através da conversão de iluminância de ambientes internos em energia elétrica
Autor(es): SILVA, Susi Nunes da
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Igor Henrique Nascimento
Abstract: sociedade atual está cada vez mais dependente do mundo tecnológico, com isso, o consumo energético aumentou gradativamente, desafiando, portanto, a sustentabilidade deste sistema: consumo x geração de energia elétrica. Neste contexto, é evidente a preocupação deste crescimento associado a problemáticas ambientais. Para acompanhar este ritmo, é necessária a pesquisa de novas práticas e alternativas de captação de energia aliada ao consumo consciente. A pesquisa teve como objetivo principal a quantificação de potencial energético da iluminância de ambientes internos com iluminação artificial, usando como base de pesquisa a conversão de lux em energia elétrica. O presente estudo apresentará metodologias próprias e específicas para captação de lux e conversão de energia, usando células fotovoltaicas em menor escala, para comprovação de teoria. Foram feitas as análises quantitativas quantos as variáveis usando os equipamentos que se tornaram necessários. O experimento buscou evidenciar a capacidade de geração de energia a partir de células fotovoltaicas atuando sob condições de iluminação interna. Comprovando, portanto, a simulação da conversão de iluminância de ambientes internos utilizando painéis fotovoltaicos para ambientes externos em ambiente interno.
Palavras-chave: Energia
Sustentabilidade
Conversão de energia
Inovação tecnológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Silva, Susi Nunes da. Reaproveitamento energético através da conversão de iluminância de ambientes internos em energia elétrica. 27f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5260
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSilva, Susi Nunes da883.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.