01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA AMBIENTAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5258
Tipo: Artigo
Título: Avaliação da qualidade da água do ribeirão Floriano no município de Maringá - PR
Autor(es): PASCHOETO, Jéssica Ferrari
ROCHA, Gustavo Henrique Marques
Primeiro Orientador: YAMAGUCHI, Natália Ueda
Abstract: Com o crescimento urbano e social, moradores que vivem próximos de córregos e fundos de vales começaram a sofrer as consequências dos constantes descartes de efluentes, ocasionando danos na qualidade de vida dos habitantes. O respectivo trabalho tem como objetivo o de avaliar a qualidade da água do ribeirão Floriano, localizado no município de Maringá-PR, através de análises físico-químicas de pontos demarcados, desde a sua nascente até sua foz. As amostras coletadas foram enviadas para análise em laboratório, onde foram analisados os parâmetros de demanda bioquímica oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO). As análises de pH, temperatura, condutividade, sólidos totais dissolvidos, turbidez e oxigênio dissolvido (OD) foram realizadas através da sonda multiparâmetro in loco. Em alguns pontos analisados foram constatados o descarte irregular de efluente e os parâmetros analisados em desacordo com a Resolução CONAMA de n° 357 de 2005, indicando o impacto ambiental causado pelas ações antrópicas no corpo hídrico. Com isto, concluiu-se através das análises e avaliação dos dados obtidos que o ribeirão Floriano está enquadrado em uma classe diferente do que está apresentada na legislação, sendo necessária a realização de novos estudos complementares para avaliar o enquadramento do corpo hídrico.
Palavras-chave: Efluente,
Impacto Ambiental
Recursos Hídricos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Paschoeto, Jéssica Ferrari; Rocha, Gustavo Henrique Marques. Avaliação da qualidade da água do ribeirão Floriano no município de Maringá - PR. 24f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5258
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfPaschoeto, Jéssica Ferrari; Rocha, Gustavo Henrique Marques2.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.