01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA AMBIENTAL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5256
Tipo: Artigo
Título: Análise da qualidade da água da nascente do rio Pirapó em área urbana do município de Apucarana - PR de seu afluente receptor
Autor(es): GONÇALVES, Fernanda Daniela
Primeiro Orientador: BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: O Rio Pirapó é um fundamental recurso para as regiões norte e noroeste do Paraná, abastecendo importantes centros urbanos destas regiões, a exemplo de Maringá. Apesar do tamanho e da importância, ele nasce pequeno, aflorando embaixo de uma antiga casa na região central do município de Apucarana, onde é canalizado até um afluente localizado também em área urbana. O estudo teve por objetivo monitorar a qualidade da água da nascente do Rio Pirapó e seu afluente receptor. O monitoramento consistiu em analisar e tabular parâmetros físico-químicos da qualidade da água, como pH, turbidez, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido e sólidos totais, e também análise visual de alguns parâmetros, como conformidade da APP, presença de cercamento, resíduos sólidos, óleos e graxas e espuma aparente. Os resultados das análises mostraram leves alterações em alguns parâmetros do afluente nas duas primeiras coletas, tais como pH, condutividade elétrica, sólidos totais e turbidez, bem como a presença de resíduos sólidos e espuma aparente. A nascente apresentou valores abaixo do limite estabelecido pela CONAMA 357/2005 nas duas primeiras análises e uma leve alteração nos valores de sólidos totais e turbidez na última análise. Entretanto, apesar das alterações, o corpo hídrico se mantém na classe 2, conforme enquadramento estabelecido para a referida bacia.
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica
Monitoramento ambiental
Recursos Hídricos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Gonçalves, Fernanda Daniela. Análise da qualidade da água da nascente do rio Pirapó em área urbana do município de Apucarana - PR de seu afluente receptor. 20f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5256
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfGonçalves, Fernanda Daniela1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.